Inscrições para prêmio de criatividade na educação termina em 8 de Novembro

Melhores práticas pedagógicas e iniciativas inclusivas de ensino e desenvolvimento socioemocional serão reconhecidas por meio do Prêmio Alpha Lumen de Criatividade na Educação. Vencedores podem ganhar até R$ 6 mil

Avatar
Publicado em novembro 02, 2020, 3:45 pm
FavoriteLoadingAdd to favorites 4 mins

Educadores de todo o Brasil e de países de origem luso-africana têm até o dia 08 de novembro para inscreverem seus projetos de aprendizagem no Prêmio Alpha Lumen de Criatividade na Educação. O objetivo é dar vazão a trabalhos socioeducacionais, embasados em preceitos de igualdade, originalidade e inclusão. A premiação será entregue durante o evento Conexões 2020, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de novembro, realizado pelo Instituto Alpha Lumen que nessa edição conta com a parceria do ConBraSD (Conselho Brasileiro para Superdotação).

O objetivo da ação é valorizar e dar visibilidade a projetos educacionais e de desenvolvimento socioemocionail voltados à educação básica da rede pública de ensino pautados em princípios de igualdade, inclusão e originalidade e que denotem resultados evidentes de aprendizagem por parte dos estudantes. Também serão premiados projetos educativos realizados por ONGs e voltados para jovens e crianças de comunidades carentes ou em vulnerabilidade.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição no endereço www.alphalumem.org.br/PremioIAL. A ficha também deve conter o projeto detalhado (finalizado ou em fase de finalização em 2020), em nome de um responsável, mesmo que tenha sido realizado por duas ou mais pessoas.

Um vídeo de apresentação do trabalho, com até dois minutos de duração, deve ser anexado à ficha de inscrição. Confira mais detalhes das categorias disponíveis na Página Oficial.

ACOMPANHE A PREMIAÇÃO AO VIVO

Ao todo, 35 projetos serão pré-selecionados como semifinalistas;  15 serão finalistas; e 4 (dentre os finalistas) serão os vencedores.

A cerimônia de premiação acontecerá no primeiro dia do evento Conexões 2020, quando os autores semifinalistas apresentarão seus trabalhos ao público durante o evento no dia 11 de novembro, das 16h às 18h, on-line.

Os dez trabalhos finalistas serão divulgados pela filósofa Viviane Mosé, no painel “Desafios da Educação no Brasil”, no dia 12 de novembro, das 17h às 18h30. Já os finalistas serão apresentados durante a palestra magna: “A Educação Gerando Redes de Transformação”, no dia 14 de novembro, das 18h às 19h30, pelo filósofo Edgar Morin. Nesses dois últimos casos, haverá a premiação em dinheiro, conforme regulamento.

.

O resultado será disponibilizado no portal do Instituto Alpha Lumen, e os selecionados nas finalistas classificações contarão, também, com reportagens exclusivas sobre seus projetos.

“Esta é a primeira edição da premiação e nosso principal objetivo é valorizar os profissionais que buscam inovar na educação por meio de soluções criativas e divulgar essas boas práticas para inspirar outros educadores. São pessoas que transformam cenários e abrem um horizonte de possiblidades para jovens e crianças, ainda que com poucos recursos, mas com muita criatividade, competência e comprometimento”, explica Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen.

O evento Conexões acontecerá entre os dias 11 e 14 de novembro, e as informações podem ser conferidas nos dois links a seguir: www.alphalumen.org.br/CONEXOES2020 e www.conbrasd.org.

Avatar
Jornalismo nipo-brasileiro com a parceria editorial do Jornalismo Colaborativo e da International Press