Quem tem Poder? É aquele cidadão que desenvolveu a habilidade de influenciar os demais cidadãos. É motivo de conquista.

Quem tem Autoridade? É aquele que possui o direito de influir sobre os outros. Autoridade é delegação. É o direito de exercer a força.

Alguns cidadãos possuem poder e autoridade, outros poder e muitos possuem autoridade. A influência pelo poder ou pela autoridade pode crescer e crescendo muito atinge outro patamar que é o controle.

Existe o poder latente significando uma arma ou instrumento que pode não ser usado. Já o poder dinâmico que vai se alterando com o passar do tempo, à medida que os cidadãos ganham ou perdem quantias de poder em relação aos demais cidadãos.

Para alguns estudiosos americanos há pelo menos três usos gerais do poder. Poder sobre, aquele usado para fazer outra pessoa agir de determinado modo, que pode também ser chamado de dominação. Poder que dá aos outros os meios para agir mais livremente por si mesmos, também chamado de capacitação. Por fim, poder de nos proteger do poder dos outros, também chamado de resistência. É aquele cidadão que desenvolveu a habilidade de influenciar os demais cidadãos. É motivo de conquista.

por Veriana Mosil

Somos mulheres que tratam da vida, do gostar e do acreditar que a vida é tecida ponto a ponto todos os dias. Na tessitura os fios são admirados e dão sentido para a existência humana. É tecida pelos fios do amor, solidariedade, aceitação, e pelos fios da tragédia composta por sucessões, alternâncias e alteridades. É preciso paciência, entregas e renúncias, partidas e recomeços, altos e baixos. Dialogue conosco e se comprometa a tecer uma vida com sentido. Teçam VITAM conosco!

Publicação Anterior

Redes Sociais e os Amigos

Próxima Publicação

A mulher e a política